terça-feira, 26 de outubro de 2010

Descubra como as palavras vão parar no dicionário

     As palavras "blogar", "tuitar" e "nerd" estão cheias de prosa. Depois de andarem na boca do povo, em livros e em jornais, foram parar no dicionário, aquele livrão que explica o significado das palavras.
     É que o dicionário quer sempre se manter atualizado, como um espelho de nossa fala e escrita. "Ele registra verbetes que representam as necessidades linguísticas da comunidade que os criou, em um momento retratado. É como se 'congelasse' as palavras".
     Mas a língua é "viva" e muda o tempo todo. "Por isso, quando acabamos a edição de um dicionário, já retomamos o trabalho para a próxima", conta Valéria Zelik, editora do dicionário Aurélio.
     Por exemplo, o Aurélio incluiu palavras como "bullying", "pet shop", "balada", "chocólatra", "bandeide", "chef" e "tuitar". Já o dicionário Houaiss registrou as palavras "botox" e "motobói"; "nerd" e "geek" também entrarão.
     Dá um trabalhão fazer um dicionário. Para escolher que palavras entram, é feita uma pesquisa em textos escritos e na linguagem falada. Cada palavra precisa aparecer um mínimo de vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário